quinta-feira, 3 de junho de 2010

CASO VERÍDICO



Manoel Paulo dos Santos
Idade:61
Profissão: Taxista.

Conheci o Sr. Paulo Dos Santos no ano de 2002, um grande exemplo vivo e real de Inclusão Social, o Sr.Paulo morou nas ruas por muitos anos e teve todas dificuldades de um morador de rua.
Morei nas ruas por muitos anos, tive todas as dificuldades de um morador de rua passando fome, frio e dificuldade para dormir.Tudo começou com a separação dos meus pais, foi o início da minha trajetória nas ruas, fui rejeitado pelos meus avós, passei por 06 capitais dormindo nas ruas e comendo migalhas dos outros, esquecido pela sociedade sem que ninguém me percebecem;relatou emocionado.(Como era seu relacionamento com outros moradores de rua?
Eu era obrigado a fazer amizades caso contrário não teria  lugar para dormir sem falar na violência, Sr. Paulo ainda comentou: "Morando na rua só aprendi a roubar e usar drogas passei por Fortaleza,Recife,Salvador,Belo Horizonte,Rio de Janeiro e São Paulo, batendo carteiras.
Para minha felicidade vindo para São Paulo em 1965, (dentro do trem)encontrei o Sr. Israel, o plano era roubá-lo, mas como ele começou a conversar comigo percebi que era uma ótima pessoa, ele estava  vindo para tentar um   trabalho no Correio Central de São Paulo e escutando minha história ele então me hospedou na mesma pensão com ele.Tentou me colocar para trabalhar no correio mas não foi possível, aos 17 anos eu ainda não sabia ler nem escrever. Assim ele comprou algumas mercadorias para que eu pudesse trabalhar como vendedor ambulante no centro de São Paulo, mas logo a fiscalização da prefeitura aprendeu minhas mercadorias.
Percebi que  estava incomodando o Sr. Israel e decidi voltar para as ruas ,passei a morar na Praça da Sé sem avisá-lo. Depois de alguns anos acabei preso em  flagrante, meu destino foi a antiga FEBEM, e para minha surpresa lá estava o Sr. Israel novamente, tirou-me de lá e já com família constituída me levou para morar em sua casa, iniciou-se ai minha inclusão na Sociedade. Comecei a estudar, trabalhar e hoje sou taxista tenho uma família constituída, e me sinto parte da Sociedade.E com os olhos cheio de lágrimas, comenta que em homenagem ao senhor Israel um de seus filhos tem o mesmo nome.
O Sr.Paulo tem uma história de inclusão social, já passou por programas de televisão contando sua história de vida e esta lançando um livro que logo teremos a oportunidade ler tudo sobre sua vida.

Comentário:

O Sr. Israel nesta história, teve um ato de amor,carinho e atenção a uma pessoa que se sentia esquecido pela sociedade sem expectativa de vida. Passou a dar oportunidades para que o Sr. Paulo pudesse se incluir na sociedade. Então não devemos esperar ajuda só do governo, nós também devemos fazer nossa parte.Devemos esdenter as mãos, para essas pessoas quando possível, oferecer-lhes oportunidades.Na minha visão não devemos dar esmolas e nem moedinhas nos semáfaros e sim tentar encaminhar ou indicar crianças para escolas, em caso de exploração de menores denunciar as autoridades competentes agindo desta forma acredito que estaremos ajudando  para inclusão social.

 Marcos Clemente - Estudante do 1° ano de Logística

3 comentários:

  1. São essa historia que fazem agente acreditar que o mundo pode mudar, basta olharmos a nossa volta e fazer o mínimo pelo próximo.Temos que ser o Sr.Israel que ajudou alguém sem ao menos saber que era.Parabéns pela reportagem que sabe assim as pessoas percebam o quanto é importante uma palavra um ato.Podemos mudar o mundo basta queres

    ResponderExcluir
  2. Parece que agora a sociedade ira ter noção desse problema.Amanhã dia 06 de Junho o Fantástico irá relatar o este tema.Ira relata a dor e os reais motivos dos moradores de rua e essa exclusão da sociedade.Espero que todos possam ver e que possamos juntos incluir todos a essa sociedade.

    ResponderExcluir
  3. É realmente a história do meu amigo santos como chamamos aqui no ponto de táxi onde trabalhamos, é exemplo de vida ,onde mostra que o amor ao próximo supera todos os problemas.parabens Santos pela pessoa que você se tornou e parabéns ao seu pai aditivo o sr.Israel

    ResponderExcluir