segunda-feira, 24 de maio de 2010

Albergues - Uma maneira de inclusão!

No dia 21 de maio de 2010, visitei uma Instituição que acredito ser essencial para inclusão social, um Albergue, localizado na AV.Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1392, bairro Jabaquara. Uma parceria da ABECAL (ONG) e a Prefeitura do Estado de São Paulo. Conversei com a Assistente Social Daniela Pólen Moraes, 26 anos, que me relatou o sistema que é adotado pela Instituição. Segundo Daniela:  os portões se abrem as 17:30hs para os moradores que por livre e espontânea vontade procuram o Albergue que tem como benefícios: banho, refeição,corte de cabelo e barba e lugar para pernoitar com segurança, acompanhamento médico (clínico geral,odontologia, psicologia) fecham as portas as 2h e às 06h da manhã todos tem que sair. Tem algumas excessões como idosos, doentes mentais e aqueles que está em tratamento médcio.
Perguntei para Daniela se existem moradores interessados em se incluir novamente na sociedade e que procuram estudos, trabalho. Ela dissse o seguinte: Sim, muitos procuram ajuda nesse sentido, mas não tem expectativas devido ao vício, as vezes começam com uma alto estima muito boa, mas logo se entregam ao vício.
Perguntei a ela se nesses casos a família seria importante?
Daniela: Claro que sim, tentamos dar maior atenção, tratamos todos com muito carinho, sabemos que o desprezo é um dos motivos do porque estão na rua, existem também aqueles moradores que não se adaptam ao sistema. Ex: os andarilhos que são aqueles moradores que vivem andando por estradas sem rumo e sem destino, as vezes encontram albergues fazem o necessário e continuam sua tragetória sem que alguém da sociedade o perceba. 
No meu ponto de vista  acredito que este é o caminho; mas precisamos de muito mais Albergues, ONG, Programa de estudo para alfabetização,  oportunidade, tratamentos psicológicos e tratamento específico para os vícios. Obrigado!!!

Marcos Clemente - Estudante do 1° ano de Logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário