terça-feira, 18 de maio de 2010

Inclusão social do surdo: um desafio à sociedade, aos profissionais e a educação.


Sabe-se que as pessoas deficientes, portadoras de necessidades especiais, desde os tempos primórdios não recebiam nenhuma atenção educacional, nem outros serviços, simplesmente por parte da sociedade que os ignorava, rejeitava e perseguia essas pessoas. Hoje em dia isso vem mudando e a educação especial assume, a cada ano, importância maior, dentro da perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e de busca incessante da democracia, que só será alcançada quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania. Cabe a sociedade promover a acessibilidade do portador de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo à autonomia e o espíritocrítico, criativo e passa exercer a sua cidadania.
A empresa onde trabalho, o GRAACC, é uma empresa que se preocupa com a inclusão social de seus pacientes e de seus colaboradores com necessidades especiais. Este ano fomos reconhecidos pelo Ministério Publico do trabalho (http://www.prt2.mpt.gov.br/imprensa/noticia_detalhe.php?tipo=N&seq=1528)
por termos conseguido ultrapassar nossa cota de portadores de necessidades especiais. Entre essas pessoas temos quatro deficientes auditivas que são tratadas com respeito e dignidade como qualquer outro colaborador. Uma prova desse cuidado é a contratação de um curso de libras para pessoas chaves dentro da empresa, para que possam se comunicar com os deficientes auditivos. Além de integrar as pessoas, os deficientes se sentem importante para organização uma vez que eles conseguem identificar que a empresa tem realmente interesse em conhecê-los e integrá-los ao restante do grupo.
Se sua empresa tem interesse em contratar curso de libras, segue a indicação da empresa que prestará esse serviço ao GRAACC.

Empresa: Derdic Curso de Libras


Alcione Marques - Estudante do 1° ano de Secretariado

Um comentário:

  1. Fantástico post.
    Eu tive a oportunidade de fazer um trabalho com o Grupo Terra e entender mais o que é Deficiência Visual

    ResponderExcluir